quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Os teus olhos são peixes verdes

Porque esta é a música que se passeia pela minha cabeça. Porque se passeia nesta versão, da Gal Costa, na sua voz de disco de vinil e de Djavan. Porque é o que me apetece ouvir e partilhar. O poema? É porque me lembrei de uns olhos verdes...




(...)
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos.
Era no tempo em que o teu corpo era um aquário.
Era no tempo em que os meus olhos
eram os tais peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade:
uns olhos como todos os outros.
(...)


Adeus de Eugénio de Andrade

7 comentários:

myself disse...

Belo.

Anónimo disse...

Belíssimo!

Vieira Calado disse...

Gal Costa tem uma voz do outro Mundo!
Lindo!
Um abraço.

Sofia K. disse...

Obrigada a todos a vossa visita... e ainda bem que partilham a opinião! - é maravilhoso, o poema e a voz da Gal Costa! Fui vê-la o ano passado ao Coliseu, só com violão e adorei!

beijinhos

Huckleberry Friend disse...

Com a voz de Gal e o violão não me meto. Ouço (ouvi) em hipnose e tento dar (dei) a mão a quem tiver (tive) ao lado. Sirvam-me de socorro, bêbados ou não, Tom e Vinícius. Prometo que entre os peixinhos a nadar no mar do teu cais haverá sempre dois de pele esverdeada a mordiscar-te um pé, como às vezes sucede a quem tenta, num dia tórrido de Verão, andar sobre as águas claras da barragem de Alcántara, na raia. Música, maestro:

Chega de saudade
(...)
Mas se ela voltar, se ela voltar,
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei
Na sua boca, dentro dos meus braços
Os abraços hão de ser, milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio de você viver sem mim.
Não quero mais esse negócio de você longe de mim...

Priscila Lopes disse...

Maravilha esse post. Nostálgico - é bom. O texto e o video.

Apareça no Cinco Espinhos. Conheça nosso projeto.

Será um prazer recebê-la.

Sofia K. disse...

Ai adoro essa música Huck! Canta para mim... cantas?

Olá Priscila, bem-vinda a este Cais! Aparecerei sim, vou lá a seguir.

beijinhos