quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Coisas que me dizem...


A vantagem de perder tudo, é que o medo é a primeira coisa que se perde.

12 comentários:

ana v. disse...

Depois de perder o medo, tudo o resto é ganho.

Romã disse...

É verdade, isso me lembra um livro Albert Camus - O Estrageiro. O recomendo, você vai entender.
beijos Sofia.

João Paulo Cardoso disse...

Acho que passo esse fantástico ensinamento...

Prefiro aprender a perder o medo ganhando pouco de cada coisa e não perdê-lo por tudo perder.

Agora fiquei tonto.

Beijos.

Mad disse...

Tão novinha e tão sensata! É o que eu digo: tu fazes-te!

Mário disse...

Wrong!
O medo nunca se perde. Controla-se. Quem perde o medo, perde um dos factores protectores mais poderosos na sobrevivência. O medo controla-se e relativiza-se.

Se perdessemos o medo, em vez de contornarmos a casa e descermos no elevador para irmos para o carro, atiravamo-nos da janela, porque era mais rápido e eficaz.

Se a Humanidade sobreviveu foi porque cultivou o medo, com a respectiva noção da nossa fragilidade biológica e psicológica.

O verdadeiro corajoso é o que tem medo mas segue em frente com estratégias inteligentes, e não o que perde o medo e dá o peito às balas - esse é simplesmente um palerma pré-suicida.

ana v. disse...

Há medos e medos, Mário.
Uns - impostos por dependências e preconceitos, são absolutamente dispensáveis e convém mesmo perdê-los, porque nos paralisam e nos impedem de viver normalmente. Outros, aqueles de que falas, são básicos e úteis à sobrevivência.

Suponho que é dos primeiros que fala a Sofia, pelo menos foi assim que a interpretei. E quanto a esses, acho que o verdadeiro corajoso é o que os enfrenta e relativiza, para poder livrar-se deles. Tiro o chapéu a quem o consegue, porque não é fácil.

Sofia K. disse...

Um, dois, três... um de cada vez! Não sabia que isto ia dar tanto que falar! Se soubessem quem me disse esta frase...

Bruno, Olá! Obrigada pela sugestão! E muito beijinhos... o postal segue para a semana...

João Paulo Cardoso, suponho que sejas o JP! Vês, nunca mais escreves nada e nunca mais chove em Portugal! Quem está perdida sou eu... mas também concordo com o que dizes!

beijinhos

Sofia K. disse...

Av. tu tens sempre estas saídas de que eu gosto... Como diz o teu João pequeno... às vezes, bastava um empurrãozinho. Foi por causa duma coisa que ele me disse que eu pus a imagem da queda-livre!

Mad., como estás, desde ontem, na hora em que fizeste este comentário? LOL. Essa é a minha vertente de meia-bruxa! Ou achas que isso é só uma faceta vossa? Sensata, eu? Quem diria! Quanto a fazer-me, eu bem tento... às vezes acerto!
beijinhos muito especiais para ti

Olá Mário, há muito que não o via por aqui. Seja bem aparecido!

O que se passa é que não nos referimos aos mesmos medos. E sim é possível perder o medo... o medo de se atirar da rocha (para um salto na água, nada de suicídios!), o medo de enfrentar os problemas, as pessoas, as coisas, os assuntos mal resolvidos, os preconceitos... Porque quando se perde tudo, não se tem mais nada a perder... Evitar não é bem o meu lema. Por isso, mais vale seguir em frente! Enfrentar! Não lhe parece? Logo, para mim é Right, não Wrong!

Mark Twain dizia que ‘a coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo’ e eu concordo inteiramente, para certos medos, mas há medos que se perdem mesmo. Não me diga que nunca perdeu um medo? Perder o medo não é dar o corpo às balas, o medo pode perder-se porque se enfrenta, porque se ultrapassa.

A Av. tem razão no que diz, que há medos e medos. E se o Mário diz que é uma cobardia de ‘palerma pré-suicida’ a de perder o medo, maior é a de não enfrentarmos as coisas. Perder o medo não é atirar-se da janela, mas contornar a casa e descer o elevador. Perder o medo não é optar pelo mais fácil, pelo contrário, é seguir o caminho mais penoso, mas conseguir ultrapassar. Da próxima pode já não haver medo.

Beijinhos também para si

Unknown disse...

Oi Sofis querida,
Me perdoe pela ausência. Vou mandar-te um email que espero que goste foi feito de coração.

O Bruno não deve ter comentado também que te recomendou outra coisa: Uma música dos Los Hermanos, já ouviu falar desta banda brasileira? Pois bem eu manda também (:
Bijinhos e sorriso largo amiga

Anónimo disse...

Ás vezes achamos que perdemos tudo amiga...mas olha que não!!
O que se perde com umas coisas..ganha-se com outras..é uma bola de neve!! Enquanto há vida...ganha-se sempre muito..nem que seja o facto de estarmos vivos!!E isso é tão importante querida!!! Mas tu sabes!!!
Mil beijinhos..e mil miminhos para ti!
Da Cleo!

Anónimo disse...

Eu sei!!!!! LOL
Essa frase tem direitos de autor!!
Mas não é minha!

É muito bom não ter medo.. saber saltar para o desconhecido!!!

Não é o medo que me impede de me atirar de uma ponte.. é a razão.. sei que se o fizer vou morrer.. e gosto muito de viver!!!

Beijo

Sofia K. disse...

Sammia, és uma amiga do coração. Adorei o teu e-mail, compensou toda a ausência! Já conheço a banda sim, mais pelo clássico Ana Julia... mas estou desejosa de ouvir a que vocês me mandaram!

beijinhos

Cleo, a menina e as suas sabedorias. Acredito em ti! Mil beijinhos para ti e para a tua barriguinha, muitas festinhas

Ai Carol. sempre a revelar os meus segredos! A tua casa inspira-me... Gosto de ouvir os teus conselhos... beijinhos e até à próxima tarde de queijinhos dos Açores!

beijos